BEM-VINDO BLOG DA IGREJA DE DEUS (7º DIA) NO BRASIL

Bem-vindos ao blog da Igreja de Deus (7º dia) em Curitiba

visite também: IDSDC

Caro visitante, se assuntos interessantes lhe chamam a atenção, alguns destes aqui postados certamente despertarão seu interesse. Você poderá encontrar matérias das quais, talvez, nunca tenha ouvido falar. Portanto, entre em contato, teremos prazer em atendê-lo. Nos sentimos honrados com sua visita.Todavia, ficamos gratos, não apenas pelos pontinhos que estão sendo computados no contador de visitas do nosso blog. Ficaremos muito mais agradecidos se, de alguma maneira, pudermos contribuir para que sua visita redunde em algum aproveitamento. Quiçá, através deste canal de comunicação, possamos contribuir para educação religiosa de pessoas que andam à procura da verdade, ante um mundo capitalista, cheio de ideias que fogem aos princípios sagrados. O "IDSD" é um blog de caráter religioso, porém, nem por isso se prestará a criticas contra este ou aquele. Queremos sim, apresentar uma visão dos fatos, não de aspecto doutrinário, mas, uma visão voltada aos estudos das grandes profecias da Bíblia. Profecias que estão se cumprindo periodicamente, embora muitos não dêem a mínima importância ao assunto, simplesmente por ser de ordem eclesiástica, e acabam perdendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade, de fato, inevitável.

Administração, HRDESOUZA

26 de mar. de 2011

O Estrondoso Caso do Australiano Que Reagiu ao Bullying

Na última semana um vídeo tomou conta da internet, circulando via e-mail com um link para o site Youtube. Nele aparece um garoto em pleno exercício do bullying, provocando com socos no rosto um colega de escola visivelmente tímido e pacato, enquanto um terceiro filmava a cena, provavelmente para divulgar as humilhações no mundo virtual.
O surpreendente no vídeo foi a súbita reação da vítima do bullying, que, num acesso de fúria, segurou seu agressor pela cintura e o golpeou de forma violenta e mesmo perigosa (poderia até tê-lo matado), levando-o a experimentar do próprio veneno. Em poucos dias o ocorrido virou manchete em sites, jornais e TVs de todo o mundo, com a história do australiano Casey Heynes, de 15 anos, que, cansado de ser alvo de brincadeiras maldosas na escola, resolveu dar um basta.
Numa entrevista a uma emissora de TV do seu país, o adolescente contou que chegou a pensar em suicídio diante das humilhações diárias que teve que aguentar calado na escola por mais de três anos, principalmente com agressões físicas, xingamentos e deboches a sua obesidade. Ao receber apoio de pessoas de todas as partes do mundo, ele disse ter melhorado a autoestima, não pela sua reação violenta, mas por ter dado um basta à condição de derrotado a que seus colegas lhe faziam acreditar.
A cena do vídeo é triste por si só. Confesso que tive a mesma reação das milhares de pessoas que apoiaram o garoto; senti certo orgulho da sua capacidade de superar as próprias fraquezas para se defender. Na verdade, um sentimento parecido ao que temos quando o herói do filme derrota o vilão depois de sofrer durante muito tempo as suas maldades. Por outro lado, este é um sentimento muitíssimo distante do que ensinou Cristo em sua grandiosidade espiritual.
Todo tipo de guerra é nocivo, sem exceção. Pode até haver justificativas para muitas delas, a exemplo da legítima reação de alguém a quem não foi dada a opção de seguir em paz. No entanto, a violência é um dominó enfileirado que tende a ser derrubado até a última peça.
Embora a palavra bullying seja recente para significar a ameaça, a intimidação e a opressão que permeiam muitas relações entre colegas dentro da escola, o ato em si é muito antigo. Provavelmente todos têm alguma história para contar, seja na condição de vítima, de algoz ou mesmo de testemunha. O que mudou de fato é que o assunto se tornou um tema educativo recorrente, estudado em teses acadêmicas e debatido nas próprias instituições de ensino. Dar um nome ao problema ajuda a torná-lo conhecido e, consequentemente, a combatê-lo.
A história de Casey Heynes chamou a atenção por trazer ingredientes que vão além da língua, da cultura e das próprias peculiaridades da instituição onde ele estuda. Neste caso, tanto faz que tenha ocorrido na Austrália, na China ou no Brasil. Ela também é um alerta para a família, que muitas vezes se ausenta da escola e, por isso, termina desconhecendo uma parte importantíssima do cotidiano dos seus filhos.


Roberto Darte

Publicado no Recanto das Letras em 25/03/2011
Código do texto: T2870192

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original.
Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.